O fim do 'Vila Nova York' (linha 309-N)

linhas de ônibus de sp, Rogério de Moura, córrego da rapadura, Vila Santa Isabel, Zona Leste SP, Vila Carrão, Vila Formosa

Foi extinta a linha 309N (Jd. IV Centenário - Terminal Pq. Dom Pedro II). O fim de uma das mais antigas linhas de ônibus da Zona Leste. No final dos anos 70, ligava a Vila Nova York à Pça. Princesa Isabel. No final dos anos 90, passou para o unir a Vila Nova York com o Terminal Pq. D. Pedro II.

A linha teve suas fases de glória e agonia. Ônibus apinhados de gente e ônibus trafegando sem um único passageiro. Na fase áurea, percorria o centro velho de São Paulo. Teve diversas fases de asensão e decadência. Numa dessas, chegou a ter ônibus clandestinos fazendo o trajeto.

Em seu llugar, foi criada uma linha que liga o Jd. IV Centenário ao metrô Carrão.

1 comment:

  1. Clandestino tem até hoje, infelizmente. Desde a gestão da Marta Suplicy esta linha foi entregue aos clandestinos, a Express que está operando é a mesma Novo Horizonte que a prefeitura supostamente "descredenciou", que por sua vez é a velha cooperativa de perueiros dos anos 90... Busque por ações contra o Consórcio Leste 4 que vc entenderá...

    Infelizmente cortaram várias linhas pro centro, essa foi uma delas. Ela foi tão renegada, tinha 13 carros fixos, quando esticaram pro IV Centenário a linha ficou MAIOR e tiraram veículos, deixando 10, às vezes rodava com 8! Absurdo total. Com isso as lotações da 3029 são beneficiadas... E o povo que se lasque no aperto.

    Agora parece que está recuperando a demanda e está voltando a ser confiável. Felizmente o itinerário nos bairros foi mantido, tanto na Vila Nova York como na Vila Formosa e Santa Isabel. Ela atende as mesmas ruas, apesar de parar um pouco mais longe, no IV Centenário.

    Linha clássica... Teve várias fases mesmo.

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.