Benedito Calixto de Jesus Neto, o arquiteto da igreja de Vila Santa Isabel e da Basílica de Aparecida

Rogério de Moura, Benedito Calixto, Benedito Calixto Neto, Benedito Calixto de Jesus Neto, Rogério de Moura, Ciro Turino, Vila Santa Isabel, Vila Formosa, Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo, Igreja de Sant'Ana, Catedral Imaculada Conceição Jacarezinho, Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, Itapetininga, Jacarezinho, TUCA, PUC, Basílica de Aparecida, Aparecida do Norte, Santuário Sagrado Coração de Jesus, Vera Cruz, Igreja Santo Antôniode Pádua, Adamantina, Faculdades Belas Artes, arquitetura, mestres da arquitetura

Geralmente é assim: um bairro ou cidade nascem e crescem ao redor de uma capela. A população aumenta. É necessária a construção de um prédio maior. O pároco idealiza a construção. É chegada a hora do arquiteto colocar tudo no papel para a obra ser construída.

Benedito Calixto de Jesus Neto foi um arquiteto brasileiro. Foi responsável pelo projeto do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida e pelo Santuário Santa Isabel Rainha, na Vila Santa Isabel. Outra obra de destaque é o Santuário Diocesano de São Sebastião, na cidade de Porto Ferreira, estado de São Paulo. Outra obra importante é a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, no município de Colatina, Espírito Santo. Uma de suas obras, pouco conhecida, é o altar-mor e monumento da igreja do Calvário, em São Paulo. O altar é em estilo romano-barroco, harmonizando com as linhas arquitetônicas do santuário. O monumento tem nove metros de altura e tem a forma de arco triunfal, aberto no meio em grande nicho onde se abriga o grupo do Calvário. Sob a mesa há uma artística Santa-Ceia, de bronze dourado em alto relevo. O pavimento todo é de mármore de diversas cores, formando cinco circunferências tendo uma cruz no centro. Originalmente havia a mesa da comunhão, em mármore, apoiada sobre a balaustrada disposta em curva. Essa mesa foi removida e o piso aumentado na reforma feita após o Concílio Vaticano II, quando a missa passou a ser rezada em português, de frente para o povo. O material utilizado compreende grandes colunas em mármore rosado de Verona, capitéis de bronze, ônix argentino, lioz português e mármores de Carrara. Além disto o Santuário São Bom Jesus do município de Conchas interior de São Paulo foi projetado por Benedito.

Formou-se no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

É neto do pintor Benedito Calixto.


Fonte: Wikipedia

0 comentários:

Note: Only a member of this blog may post a comment.