Sapataria São Gabriel

Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo, bairros de São Paulo, história de São Paulo, Vila Formosa, Vila Matilde, Tatuapé, Aricanduva, Vila Manchester, sapateiros, artesãos
Foto: Rogério de Moura
Texto publicado em janeiro de 2014, homenageando Carlos Alberto, da Sapataria São Gabriel. Em 2015, foi encontrado morto dentro da própria sapataria cuja história ajudou a construir. Tenho orgulho de tê-lo homenageado em vida:

“Há muitos anos, disseram que, em poucos tempo, eles não mais existiriam. Eles continuam lá. Disseram que eles não eram mais necessários e eles continuam lá. Disseram que eles eram ultrapassados e eles continuam lá. Disseram que eles não eram mais respeitados e eles continuam lá. Disseram que aquilo que eles socorriam, remendavam, reparavam não mais precisava de conserto e sim de uma lata de lixo. E eles estão lá, consertando. Qual a fórmula da persistência de um sapateiro? De onde ela vem? Será que vendem?

‘A Sapataria São Gabriel foi inaugurada na rua Ponta de Leste em 1960, por Mário Gabriel dos Santos, o Seu Mário, natural de Araguari, Minas Gerais.

‘Por quase vinte anos permaneceu na mesma rua, até 1978. Entre idas e vindas pela região, atualmente, encontra-se na Praça do Olaria (Praça Albino Francisco de Figueiredo), Vila Santa Isabel, desde 2005, sob a batuta do filho do Seu Mário, Carlos Alberto Gabriel, também mineiro de Araguari.”

‘Mais de 50 anos de história.

Foto e texto: Rogério de Moura

0 comentários:

Note: Only a member of this blog may post a comment.