Reforma da Basílica de Nossa Senhora da Penha: o mesmo poderia ser feito com o Santuário de Santa Isabel?

Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo, bairros de São Paulo, história de São Paulo, Penha, Vila Formosa, Vila Carrão, Aricanduva, Vila Matilde, Tatuapé, Basílica de Nossa Senhora da Penha
Foto: São Paulo Antiga


Vista da Basílica de Nossa Senhora da Penha, a partir da Rua Maria Emília, no primeiro dia do ano. Foi ampliada e reformada. Contou com a ajuda do bairro, do comércio e outras entidades que, obviamente, defendem o bairro.

Enquanto isso, o Santuário de Santa Isabel caminha em sentido contrário. Há pessoas que, se pudessem, o esconderiam debaixo do tapete.

Como reverter a degradação do Santuário de Santa Isabel?

Há pessoas que não estão nem aí. Isso não é prioridade. Outras que acham que a responsabilidade é da Cúria Metropolitana. Para outras, a Paróquia que se vire. Não é bem assim. Há os que são contra investimentos através de Leis de Incentivo, ignorando que vários patrimônios históricos religiosos estão restaurados através das Leis, inclusive a igreja de Santa Efigênia, no centro.

Independente de religião, degradação da Vila Santa Isabel está, queiram ou não, ligada à degradação do santuário. Não podemos dar às costas ao santuário e esperar que ele se restaure sozinho.

Foto obtida em:
São Paulo Antiga

0 comentários:

Note: Only a member of this blog may post a comment.