O Bar Zicartola em São Paulo

Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo, história de São Paulo, bairros de São Paulo, Vila Formosa, Tatuapé, Vila Mafra, samba, Cartola, Dona Zica, Mangueira, mpb
Cartola, diante do Zicartola paulista

Esquina das ruas Catuquina com Guaxupé, próximo à Rua Pretória, Vila Mafra, anos 70: 

Neste local, o sambista Cartola,  um do fundadores da escola de samba Estação Primeira de mangueira, autor de clássicos da música brasileira como ¨As Rosas não Falam" e "O Mundo é um Moinho", inaugurou a filial paulista do lendário bar Zicartola, em parceria com sua esposa, Dona Zica.

A ideia inicial era abrir uma escola de samba, que seria uma espécie de ¨segunda Mangueira¨. Na época, ao redor, era tudo mato. As ruas, de terra ou paralelepípedo.

Toda sexta-feira, Cartola e Dona Zica vinham para São Paulo de trem. Os frequentadores podiam desfrutar dos quitutes preparados por Dona Zica e assistir apresentações de sambistas como Ivone Lara e Nelson Cavaquinho, além dos sambistas da região, muitos da Vila Santa Isabel.

A distância do Rio e diversos compromissos foram afastando Cartola das atividades do bar que, depois de algum tempo, fechou as portas, deixando apenas boas lembranças.

Lembranças como o nome da Vila Mafra, que muitos preferem chamar de Vila Formosa e que o mercado imobiliário está doido para anexar ao Jardim Anália Franco. 


Colaborou com a foto: Renato Couto

0 comentários:

Note: Only a member of this blog may post a comment.