Os três endereços da escola Júlia Amália (Vila Santa Isabel)

Vila Santa Isabel, Zona Leste de São Paulo, bairros de São Paulo, história de São Paulo, Vila Formosa, Vila Matilde, Tatuapé, Aricanduva, Vila Manchester, Benedito Calixto Neto, Basílica de Aparecida, Basílica de São Pedro, São Roque, São Luis do Paraitinga, Pirapora do Bom Jesus
Colaboração: Valentim
Foto escolar de 1955. Escola de madeira ao lado da antiga igreja de Santa Isabel. Segundo alguns moradores que estudaram na época, era os primórdios da Escola Júlia Amália, que teve três endereços.
1) Primeira metade dos anos 50: ficava na Rua Frutal do Campo, (atual Alameda Rainha) quando era chamada de Grupo Escolar Vila Santa Isabel, como pode ser visto no brasão dos uniformes dos alunos. Era de madeira e foi retirada entre 1955 e 1956 para a construção da torre;
2) Segunda metade dos anos 50: instalada na Praça Jardinópolis, funcionando em dois galpões de madeira. Foi quando passou a ser chamada de Escola Júlia Amália, por de decreto do então governador Jânio Quadros.
3) Começo dos anos 60: instalada na Rua Luís Pinto, onde permanece. A inauguração contou com a presença de Jânio Quadros, que veio para cá de helicóptero.
Na foto, tirada em frente à antiga igreja, encontram-se a professora Carlota os alunos Salim Kessuane, Maria Luiza Braga, Vilma, Daniel, Decimira, Margarida e Valentim, o último à direita.
Rogério de Moura

0 comentários:

Note: Only a member of this blog may post a comment.